Havia sofrido acidente de carro, na pista que liga Ribeirão Preto à Bonfim Paulista, cidade onde morava. Tinha vindo a Sertãozinho fazer fotos de um casamento.
Fiquei chocado com a notícia e não conseguia acreditar. Acessei os sites da região e todos traziam estampada a informação na primeira página. Era verdade.
Clique nas fotos para ampliar
Fotos: J.F.Pimenta - 12.jun.2009 / A CIDADE
Jornal A Cidade
Fotógrafo PC Falseti morre em acidente
O fotógrafo Paulo César Falseti, de 48 anos, morreu na madrugada deste domingo após sofrer um acidente no quilômetro 2,9 da rodovia José Fregonesi, que liga Ribeirão Preto ao distrito de Bonfim Paulista. O enterro do fotógrafo acontece nesta segunda-feira às 9h, no Cemitério Muncipal de Bariri (SP).
Segundo o Boletim de Ocorrência, por volta de 0h40, PC Falseti, como o fotógrafo era conhecido, bateu seu veículo Uno Mile contra o Fiesta dirigido pelo jornalista Fernando Feix Reis. PC estaria na contramão da pista no sentido Ribeirão-Bonfim.
O relato policial aponta ainda que Falseti teve morte instantânea, enquanto Reis foi resgatado pelo Samu. O jornalista foi encaminhado para atendimento médico no Hospital São Paulo e tinha quadro estável hoje. Ainda não se sabe as causas do acidente.
O corpo do fotógrafo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) para autópsia, procedimento que já havia sido concluído pela manhã.
PC era solteiro e não tinha filhos. Seu pai e dois irmãos vivem no município de Bariri, na região Central do Estado. Neste domingo, amigos conseguiram autorização da família para velar o corpo em Ribeirão Preto por uma hora.
Véspera
Antes de morrer, Falseti havia fotografado um casamento. A cerimônia aconteceu às 17h30 de sábado, em Sertãozinho, e a festa, na sequência, no clube Vale do Sol.
Segundo Verônica Ramazini, 31, que trabalhou com ele e mais três fotógrafas no casamento, Falseti bebeu apenas refrigerante. Amigos afirmam que ele não consumia bebida alcoólica e que era um motorista extremamente prudente.
"O PC jamais entraria na contramão, ele amava a vida. Queremos entender o que aconteceu", disse Elza Rossato, amiga do fotógrafo há 27 anos.
Alegria era a marca de PC, lembram amigos
A morte repentina de PC Falseti deixou os amigos chocados. Pelo menos cem pessoas compareceram no velório de uma hora realizado neste domingo à tarde na Casa da Cultura de Ribeirão, antes que o corpo seguisse para Bariri.
"A única palavra para definir o PC é alegria. Ele era um homem muito bom, a vida dele era ensinar. Uma pessoa sem maldade, um irmão", disse Lídia Muradás, que havia trabalhado com PC no casamento de sábado.
O vice-presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de Ribeirão Preto, Lino Strambi era amigo de PC e ficou emocionado no velório. "Era como se ele fosse da minha família. Nos conhecemos muitos anos atrás e tínhamos uma amizade muito sincera", disse Strambi, que faz parte do grupo Amigos da Fotografia, do qual PC foi membro.
A fotógrafa Elza Rossato, 57, que é diretora do grupo, soube da notícia pela manhã, pouco depois de ter tentado falar com Falseti pelo celular. Ela conta que eles tinham um passeio agendado para fazer fotos de pássaros, mas que não conseguia falar com ele.
"O PC deixa para nós a esperança. Ele não gostava de ver ninguém brigando, era uma pessoa que buscava sempre a paz", disse Elza. Ela pretende organizar uma exposição de fotos inéditas de PC feitas em Tiradentes (MG) e pensa em dar continuidade à ideia dele e de outros fotógrafos de montar uma sala com o acervo de fotos de Ribeirão Preto.
Leia mais em Jornal A Cidade, editorias, cidades
O que me deixou triste foi que não tive oportunidade de me despedir.
"Descanse em paz, ao lado do Pai. Tenha certeza que ficaremos aqui divulgando sua arte e semeando suas palavras e atitudes mestre! Obrigado por compartilhar seus aprendizados."
Dhannyel P.
Dhannyel,obrigada pelas palavras de carinho com meu cunhado.Cada palavra conforta nossos corações!
ResponderExcluirUm abraço
Giane Falseti
MESMO TENDO SE PASSADO TEMPOS DO ACIDENTE DO FOTÓGRAFO PC FALSETI, QUE VEIO A VITIMÁ-LO, AINDA NÃO ENTENDO PORQUE AQUELE QUE PROVOCOU O ACIDENTE (FERNANDO FEIX REIS) FOI INDICIADO POR HOMIÍDIO CULPOSO, JA QUE PELA LEI DE TRÂNSITO, AQUELE QUE DIRIGI EMBREAGADO ASSUME O RISCO PELA SUA VIDA E PELA VIDA DE OUTROS. TODAS AS VEZES QUE PASSO DE CARRO OU DE ÔNIBUS NO LOCAL DO MESMO, É COMO SE VISSE A CENA DO ACIDENTE QUE NÃO SAI DA LEMBRANÇA. SINTO UMA TRISTEZA MUITO GRANDE PELA VÍTIMA, E POR SUA FAMÍLIA. NÃO O CONHECIA, MAS COMO PELA LEI DE DEUS SOMOS TODOS IRMÃOS, NÃO TENHO COMO DEIXAR DE SENTIR NO CORAÇÃO A DOR DA FAMÍLIA. QUE O DEUS DE CADA DIA QUE SE PASSOU ATÉ OS DIAS DE HOJE,E, DE MUITOS AMANHÃS, CONTINUE CONFORTANDO A FAMÍLIA DE PC FALSETI, E DIMINUINDO A DOR SE SUA AUSÊNCIA. MAS, ACREDITO QUE AQUILO QUE PASSA AOS OLHOS DA LEI DOS HOMENS, NÃO PASSA AOS OLHOS DO PAI. ABRAÇOS DE CONFORTO À TODA FAMÍLIA, POIS EU TAMBÉM TENHO A MINHA, E IMAGINO BEM COMO DEVE SER ISSO.
ResponderExcluir