segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

+ Homenagens ao mestre da fotografia

No Jornal "Agora Sertãozinho e Região" desse final de semana, na coluna 'Agora Teen' foi publicado uma matéria especial sobre o mestre "PC Falseti".

Confira:

Clique na imagem para ampliar

"Artigo Confidencial - Ao mestre com carinho"
Ser aluna de PC Falseti é um privilégio

"Tudo é luz, sem ela não há fotografia", disse PC Falseti no 1º dia de aula para a 1ª turma de fotografia na cidade de Sertãozinho.

Hoje, ele está em outro plano. Sua missão foi cumprida. O dom de fotografar foi passado para outros talentos.

O primeiro aluno sertanezino de PC Falseti que conheci foi Paulo Rao que atua como fotógrafo na Câmara Municipal de Sertãozinho.

Na década de 80, a primeira pessoa que me levou a sua residência, onde havia um estúdio de fotografia, foi Ivan Rogério de Oliveira, um dos melhores publisher de moda que atua nos meios de comunicação. Desta década, uma das pessoas que eu vi em admiração constante ao trabalho fotográfico de PC é o colunista social Marco Nardelli.

Quando ganhei o curso de fotografia, com o apoio de Juliana Kano, do comercial do Grupo Agora, me esforcei para não faltar às aulas e aprender com o mestre PC Falseti durante o nível básico e avançado de fotografia. A nossa turma ficou denominada de Makuko, pois ao explicar a imagem na tela, dizia: "Presta atenção - Esta foto é macuco no borná", esta é uma expressão de sua terrinha mineira. O que o professor estava referindo nos termos clássicos da fotografia era sobre o momento decisivo de Cartie Bresson - considerado o pai da fotografia. No final das aulas do nível básico, questionou: Como irá se chamar esta turma? Respondi: será Makuko. "Somos makukos no seu borná!". Havia naquela sala alunos de várias idades, porém, com uma única paixão, a de fotografar. A cada pergunta e dúvida dos alunos, PC Falseti professava a verdade. PC dizia em sala de aula: "Eu não tenho medo de passar o que sei sobre fotografia".

Hoje vejo amigos como Dhannyel P., tia Marlei, Reinaldo Tronto, Carla Rossini, Rafael Mermejo, Letícia Pignata, Carolina Paro, Roberta Borges, Leoma, Paulo Rao, além de outros que irei encontrar fotografando pelo saber de PC Falseti. Uma marca existencial na vida das pessoas que tiveram a oportunidade de estar em sua caminhada terrena.

No sábado,4, PC Falseti sofreu um acidente de carro e faleceu, após sair de um casamento no Vale do Sol. Este que foi palco para momentos especiais registrados pelas suas lentes.

PC é muito querido pelas famílias sertanezinas. Que sua luz e todo o carinho permaneça em nossos corações.

Assinado: Lena Aguilar

Fatos
A Paralaler Megastore do Ribeirão Shopping apresentou de 2 a 4 de agosto uma exposição fotográfica inovadora. O profissional PC Falseti, que estava comemorando duas décadas de carreira, exibiu cerca de três mil fotos por meio de clipes que foram transmitidos em quatro telões distribuidos em pontos estratégicos da livraria.

As imagens que compõem a mostra foram divididas em dez categorias: fotojornalismo, fotografia social, fotoarte, arquitetura, natureza, book, retratos, moda, cenas urbanas e interiores. "Durante esses 20 anos de profissão percorri toda a evolução da fotografia, da analógica à digital. Acompanhei tudo de perto e hoje procuro estar sempre por dentro das novidades, me especializando conforme o mercado necessita", afirmou o fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário