domingo, 29 de maio de 2011

Comunicação sertanezina

O mais novo jornal impresso de Sertãozinho, o "Censura Livre" veio realmente para mostrar o outro lado da notícia.

Enquanto todos os outros trazem sempre as mesmas e "boas" notícias, o "Censura Livre" apareceu para apurar fatos e trazer a tona notícias que são de interesse de todos. Não importando a quem doa.


Clique na imagem para ampliar

Leiam o editorial dessa quinta edição:
"Sucesso incomoda

Falar a verdade acima de tudo. Esse é o lema do jornal que, para surpresa e até desgosto de muitos já está em sua quinta edição.
Depois de tanto tempo sempre se vendo rodeado pelas mesmas opções, a população sertanezina recebeu de braços abertos o novo jornal, que foi lançado no último final de semana de abril.
Mas tanto sucesso, é claro, não agrada a todos. Uma pequena parcela da população, não se sabe bem o motivo, está incomodada e tenta pressionar este veículo de comunicação com ameaças de processo ou até armações para tentar desmentir as reportagens por ele publicadas.
Outra forma de pressão é a proibição de respostas e de informações públicas à este jornal. Pressão esta que começou na 3ª edição, mas que não obteve êxito, afinal, as edições continuam sendo publicadas, sempre mostrando a verdade dos acontecimentos da cidade e que agrada mais e mais a população sertanezina.
Tapar o sol com a peneira é em vão, afinal, às respostas e informações não são dadas ao jornal e sim à população que paga seus impostos e tem o direito de saber o que está acontecendo e de cobrar uma atitude dos governantes, pois foi com o voto desta mesma população que estes governantes assumiram o "poder".
Poder que está sendo confundido e utilizado abusivamente. Não se pode esquecer que estes "poderosos" são apenas cidadãos comuns e ocupam cargos que podem acabar a cada quatro anos. E depois? O que farão? Como pressionarão? Como acham que vão poder mandar se, como citado acima, são apenas simples cidadãos?
O que importa é que a verdade sempre prevalece e a população está de olhos abertos. Para isso, pode e poderá sempre contar com este semanário que, como o próprio nome diz, é livre de censura e traz a notícia na sua essência. Pressão e ameaça não calam a voz da verdade e atender aos desejos da população é prioridade. O sucesso é tanto que os pedidos não param.
E os 'donos do poder' podem achar que conseguirão calar a voz da verdade, mas não conseguirão, pois sucesso incomoda, mas o importante mesmo é ser uma pessoa de valor e não obter sucesso."

Nessa mesma edição, foi publicada uma nota esclarecedora do presidente da ONG Primavera, Rodrigo da Silva Cavalheiro contra um colunista de outro jornal.

"Na boca do povo - O preconceito socialmente aceito
Na última edição de outro jornal da cidade, o colunista Sr. Ronaldo Knack, jornalista, foi bastante infeliz ao assinar uma nota que dizia: 'Eixo do mal: três conhecidos escroques, um viado (nada contra os homossexuais, mas contra os escroques sim!), um estelionatário e outro ladrão que (voa)...'. Embora, afirmando que não tem nada contra homossexuais, o colunista se comporta homofobicamente, pois vejamos: se o colunista não tem nada contra homossexuais, porque utiliza o termo pejorativo 'viado' para se referir à suposta homossexualidade da pessoa que quer atingir? Se esta pessoa fosse um negro, pelo nome de qual animal seria a referência? Se fosse mulher, qual animal seria utilizado para atacar?
Certamente o colunista não reduziria um negro ou uma mulher a um animal, o que é certo, devemos respeitar negros, mulheres e também homossexuais. Não nos respeitou!
Além do termo que remete ao animal 'veado', que poderia ser qualquer outro que diminui a pessoa utilizando sua sexualidade como ferramente de diminuição, vê-se outro ponto preconceituoso: se o colunista quer atacar três pessoas, por que faz referência à sexualidade somente daquele que supostamente é homossexual? Por que não se refere à heterossexualidade dos outros dois? O colunista deixa intríseca a ideia de que 'ser homossexual é tão ruim que possa utilizar esta característica para ferir', e mais, para reforçar este pensamento, inferioriza ainda mais a homossexualidade caracterizando-a com um termo pejorativo!
Por que o colunista, como muitas pessoas, acreditam que contra o homossexual tudo pode, esquecendo-se que somos cidadãos brasileiros com os mesmos DEVERES e DIREITOS QUE TODOS? Afinal estamos sob a mesma constituição e pagamos impostos na mesma medida.
Também temos o DIREITO de ser respeitados e de viver livres de preconceitos, como reza a constituição.

Respeito é bom e todos gostam, nós também.
Seria bastante digno que o colunista não ofendesse milhões de pessoas que não tem nada a ver com seus desafetos. Milhões de cidadãos e cidadãs homossexuais.

Significado de veado
De acordo com o dicionário Aurélio, veado é um 'mamífero cervídeo, muito veloz'."

5 comentários:

  1. Adoreii esse jornal, Afinal já estava na hora de sertaozinho ter um jornalismo imparcial, ao contrario de outros jornais e canais de tv, que somente ficam criticando nosso ex prefeito, e escondendo as falcatruas e trambiques desse nosso "Digno Prefeito"

    ResponderExcluir
  2. O sujo falando do mal lavado,o jornal não faz nem questão de esconder que é oposição ao prefeito.Mas que seja bem vindo,e nos mostre o que os outros não mostram,mas com menos parcialidade,afinal,qualquer idiota que le o jornal ve descaradamente que se trata de jornalismo politico.

    ResponderExcluir
  3. Anonimo:Eduardo Tomaz Borghetti -
    Rua Crescencia Carolo Balbo, 445 diz: Bom retorno ao antigo lar, o nome deveria ser "O IMPARCIAL", Só criticam o atual prefeito.
    E O OUTRO?????? Diz: um velho adágio popular:"Uns gostam dos olhos os outros da ramela", Tendo Dito. FIMMM

    ResponderExcluir
  4. Como sempre antes das eleições municipais surgem alguns jornais politicos se dizendo imparciais, mas como sabemos são sempre direcionados a algum grupo. Na realidade não passão de imprensa marron.

    ResponderExcluir