domingo, 19 de setembro de 2010
Hoje - 4ª Parada Gay de Sertãozinho
"Semana Municipal do Orgulho Gay atinge resultados expressivos contra a homofobia"
A 'Semana Municipal do Orgulho Gay de Sertãozinho' teve início no dia 14, terça-feira. A programação vai até domingo, 19, com a 4ª Parada do Orgulho LGBT.
A 1ª Parada Gay no interior de São Paulo aconteceu na cidade de Jaboticabal em 2007. A personalidade Silvetty Montilla foi convidada a participar e levar inúmeras pessoas as ruas e avenidas daquela cidade.
A Lei Estadual 10.948/01 fala da discriminação homofóbica. Todos são iguais perante a lei. Por isso podem ser punidos por discriminação homofóbica. Em Sertãozinho, o Grupo Primavera - Organização não governamental, que busca realizar uma programação que envolve informações para o conhecimento da sociedade civil e privada, iniciou suas atividades em prol do desenvolvimento social no ano de 2008. Com muito esforço, segundo Rodrigo Cavalheiro, presidente do grupo, os resultados aparecem com o apoio das autoridades, imprensa e comunidade.
A programação deste ano está recheada. Na terça-feira, 14, foi o lançamento com a exposição de fotos e entrega de troféus às pessoas que apoiaram este movimento.
O companheiro Brás, que está sempre ao lado do presidente Rodrigo Cavalheiro, disse que os troféus são poucos para a quantidade de pessoas que estiveram reunidas em prol deste movimento, nos últimos tempos. "Há pessoas aqui que merecem ganhar este trófeu, além desses homenageados que apóiam. Mas nos próximos, vamos crescer mais, faço questão de apoiar este movimento. Tenho sede de justiça em relação a isto", enfatiza Brás.
"Lembro da primeira reunião que fizemos para instituir o Grupo Primavera. Uma simples homenagem pode ser muito. Acho importantíssimo fazer as coisas com o coração. E a questão que estava em alta naquela reunião, há 4 ano, era se a 'Parada Gay em Sertãozinho' daria certo. Hoje vemos os resultados dos primeiros passos dados para combater o preconceito. Fico muito feliz por fazer parte deste evento. Nunca foi negado apoio do meu programa nesses acontecimentos. O preconceito está dentro de você. Acho que as pessoas devem deixar o preconceito de lado e serem elas mesmas", esclarece a vereadora e apresentadora Dra. Rita de Cássia Tonielo Felício. "Este projeto é sério e estou a disposição. Parabéns a todos que contribuíram em busca dos direitos contra o preconceito", finaliza.
O diretor de Cultura e Turimo, Marcos Favaretto, agradeceu o apoio da comunidade e discursou sobre a evolução deste movimento que debate a sexualidade das pessoas em prol de direitos e deveres.
Peça teatral e palestra
Na quarta-feira a peça teatral "Um Dia Você Vai Entender" teve sucesso de público. Como na palestra "Fique Ligado". Essas duas atividades da programação esclareceram de formas diferentes a diversidade sexual das pessoas.
"Participar da Semana do Orgulho LGBT é uma oportunidade de trocar informações, tanto para heterossexuais quanto homossexuais, lésbicas, gays, travestis e transexuais. Hoje as pessoas têm a liberdade de questionar a sexualidade em movimentos organizados. Com respeito, integridade e sem preconceito. Está havendo, nesses últimos tempos conquistas importantíssimas para a evolução humana. O essencial é saber quem somos, o que queremos e ser apenas felizes. Este é o melhor resultado que esta semana pode proporcionar. Eu sei que sou gay e você?", finaliza Roberto Neves, que têm como nome social Beth.
A 'Semana Municipal do Orgulho Gay de Sertãozinho' vai até domingo com a 4ª Parada Gay, na avenida Antônio Paschoal, com o tema "Vote contra a homofobia! Defenda a cidadania." Este ano, o evento será abrilhantado pela presença do ex-BBB, DiCésar.
Matéria publicada no jornal 'Agora Sertãozinho e Região', nº 514, de 18 de setembro de 2010.
Enquete - resultado
Foi publicada no blog uma enquete querendo saber se você ia participar da Parada Gay de Sertãozinho. E 89% das pessoas disseram que sim.
Clique na imagem para ampliar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário